Olá pessoal, tudo bem ? Hoje eu irei falar sobre história, uma das minhas matérias favoritas. O assunto de hoje como vocês devem ter percebido no título é a Revolução Francesa. Eu já estudei essa matéria no começo do ano, porém essa semana não tive matérias novas (a minha escola está na época de recuperação (eu não fiquei em nada, fiquei muito feliz) ou seja, foi basicamente revisão a semana toda). Sendo assim, tirei do fundo o baú essa matéria super legal. Esse assunto é bem grande, e para que eu possa explicar bem essa matéria e para o post não fique muito grande eu irei separar essa matéria em posts diferentes (cada post ficará focado em uma parte da revolução). Para continuar a ler, clique em leia mais.
A França passava por um período de Antigo Regime (ou seja, o clero e nobreza possuíam privilégios, o poder era absolutista entre outras coisas).Naquele período, a sociedade francesa era dividida por estamentos, ou seja por estados (para deixar a explicação melhor, deixarei abaixo uma imagem )
![]() |
O primeiro estado ( representado em amarelo) era o Clero (a igreja ), seguido pelo segundo estado que era composto pela nobreza e o terceiro estado que era composto pelos camponeses, burgueses e o resto da população.
Vale a pena lembrar: Naquela época, não havia mobilidade social.
A economia
Os altos impostos alfandegários e os períodos climáticos instáveis afetaram principalmente os camponeses e trabalhadores livres, pois o clima instável prejudicou a agricultura (atividade que sustentava várias famílias) , afetando a fonte de renda das mesmas e fazendo com que os impostos não fossem pagos.
É isso gente, aguardem as próximas partes 
Nenhum comentário:
Postar um comentário